Home Data de criação : 09/07/29 Última atualização : 11/10/17 11:16 / 78 Artigos publicados

cão selvagem da Africa  escrito em domingo 18 outubro 2009 15:48

Blog de planetaanimal :planeta animal, cão selvagem  da Africa

O Cão selvagem africano (Lycaon pictus) é um dos carnívoros mais ameaçados de extinção no mundo, o segundo em África, com somente cerca de 5000 animais vivendo no estado selvagem, dos quais 3000 dentro de áreas protegidas com esperança razoável de sobreviver no longo prazo.

Esta espécie é principalmente vitima de perseguições directas e indirectas (tiros, armadilhas, venenos, pisado por carros...), doenças infecciosas transmitidas por cães domésticos, fragmentação do seu habitat e diminuição das suas presas devido a contínua expansão demográfica e exploração dos recursos naturais. Até há bem pouco tempo, quase nada se sabia sobre o seu estatuto de conservação (números, distribuição, ameaças específicas...) e a sua ecologia em Moçambique quando se trata de uma potencial população-chave que faz a ligação entre as populações mais conhecidas e descritas de Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e África do Sul.

No âmbito de recolher elementos de resposta a estas questões fundamentais, foi iniciado em 2003 um projecto de pesquisa científica em estreita colaboração com o Museu de História Natural (UEM) e, através deste apoio, em parceria com as autoridades do País competentes neste domínio (DNAC e DNFFB), dedicado ao estudo do cão selvagem africano no centro do País (Sofala). Em 2004, o Fórum Natureza em Perigo juntou-se aos parceiros neste projecto no âmbito de permitir uma nova estação de recolha de dados no campo nas Províncias de Niassa e Cabo Delgado (conduzida de Abril até Novembro do ano 2005).  Com a supervisão das instancias internacionais as mais reputadas, IUCN/SSC Canid Specialist Group, o trabalho decorreu no ano passado no Norte da província de Sofala, onde foi descoberta uma nova população.

Em 2005, é no Norte do país (províncias de Niassa e cabo Delgado) que o mesmo processo será conduzido na óptica de descrever uma vez por todas o potencial destas zonas pela conservação da espécie que já se sabe existir naquela região. No médio prazo, a totalidade do território nacional será assim coberta na perspectiva de elaborar e implementar com todos os parceiros implicados uma Estratégia Nacional pela Conservação do Cão selvagem africano em Moçambique, contribuindo assim para preservação da biodiversidade no país e perpetuação desta espécie emblemática e indicadora de meios ambientes conservados ao nível de todo o continente.

Compartilhar
1 Fan

Faça um comentário!

(Opcional)

(Opcional)

error

Importante: comentários racistas, insultas, etc. são proibidos nesse site.
Caso um usuário preste queixa, usaremos o seu endereço IP (23.20.33.176) para se identificar     

Nenhum comentário
cão selvagem da Africa


Fechar a barra

Precisa estar conectado para enviar uma mensagem para planetaanimal

Precisa estar conectado para adicionar planetaanimal para os seus amigos

 
Criar um blog